Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira

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Com o objetivo permanente de melhoria nos serviços prestados pela BRK Ambiental, a concessionária dará início à campanha Se liga no Cadastro, cujo objetivo é realizar a atualização cadastral dos imóveis do município, garantindo maior exatidão ao cadastro comercial da empresa.

Para tanto, serão distribuídos cerca de 24 mil folhetos explicativos da campanha com o objetivo de avisar os consumidores sobre o início das atividades e pedir o apoio para que estes recebam os colaboradores da BRK, que estarão devidamente uniformizados e identificados com crachás, para atualizar informações que versam sobre os dados do cliente e características do imóvel.

As visitas estão previstas para começarem em 3 de outubro.

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Com o objetivo permanente de melhoria nos serviços prestados pela BRK Ambiental, a concessionária dará início à campanha Se liga no Cadastro, cujo objetivo é realizar a atualização cadastral dos imóveis do município, garantindo maior exatidão ao cadastro comercial da empresa.

Para tanto, serão distribuídos cerca de 24 mil folhetos explicativos da campanha com o objetivo de avisar os consumidores sobre o início das atividades e pedir o apoio para que estes recebam os colaboradores da BRK, que estarão devidamente uniformizados e identificados com crachás, para atualizar informações que versam sobre os dados do cliente e características do imóvel.

As visitas estão previstas para começarem em 3 de outubro.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira instaurou processo administrativo punitivo contra a BRK Ambiental Porto Ferreira, em razão da não implementação da Estação Elevatória de Esgoto Cristo, dentro do prazo previsto.  

 

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A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira instaurou processo administrativo punitivo contra a BRK Ambiental Porto Ferreira, em razão da não realização das obras da Estação Elevatória de Esgoto Santa Rosa, localizado no bairro Lagoa Serena.

Outono começa sem chuva e deverá ser mais seco que a média no interior paulista

Em pouco mais de dez dias da nova estação, o outono ainda não trouxe chuvas para Porto Ferreira. A cidade segue sem nenhuma precipitação desde o dia 18 de março quando foram registrados apenas 15 milímetros de chuva na cidade, de acordo com os dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme).

A nova estação do ano (que começou em 20 de março) chegou mais seca em 2021. No ano passado, neste mesmo período, nos primeiros dias da estação das frutas foram contabilizados 40 milímetros de chuva em Porto Ferreira.

No comparativo entre o acumulado das precipitações registradas em março, 2021 contabilizou 53,0 milímetros, enquanto 2020 teve o registro de 87,5 milímetros de chuva na cidade. Uma redução de 39%.

A menor ocorrência de precipitações segue o padrão climático do último verão e confirma as previsões do boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), que indica que as chuvas neste primeiro semestre do ano devem se manter abaixo da média.

Diante desse contexto, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, reforça as recomendações por um consumo consciente de água.

“O volume de chuvas nesses primeiros meses do ano é fundamental para a manutenção dos níveis dos mananciais e para a recarga do lençol freático, o que contribui para a segurança hídrica nos meses de estiagem, especialmente no inverno e no segundo semestre”, esclarece Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental.

As chuvas acumuladas nos primeiros meses deste ano, 542,5 milímetros no trimestre, apesar de ainda estarem dentro da média aguardada para o período, estão muito distantes de recuperar toda a estiagem vivenciada pela cidade no ano passado. Vale relembrar que entre abril e setembro de 2020, Porto Ferreira teve o registro de apenas 55 milímetros de chuva, o que representou uma redução de 80% do volume pluviométrico quando comparado com o mesmo período de 2019, que registrou 284 milímetros.

As estações mais secas são explicadas pela climatologia como consequência da influência do fenômeno La Ninã, que é capaz de modificar a distribuição de calor, a concentração de chuvas, aumentar a velocidade dos ventos, entre outras mudanças em diversas regiões do planeta. Resumidamente, o La Ninã provoca o esfriamento das águas do Oceano Pacífico. E, como consequência, a água evapora menos, formam-se menos nuvens e há menos precipitação.

De acordo com dados do Portal de Meteorologia do Climatempo, o outono deste ano deve apresentar volumes médios de chuva na região Sudeste em comparação com os meses de verão, podendo, inclusive, ficar abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas tendem a ficar altas.

“A relação menos chuva e temperaturas altas tem impacto direto no sistema de abastecimento de água. Com menos chuva, os mananciais de captação tendem a ficar com níveis mais baixos. Com temperaturas mais altas, o consumo de água na cidade tende a ser mais elevado. Por isso, voltamos a reforçar a mensagem pelo uso consciente da água neste ano de 2021”, comenta o gerente.

Os últimos finais de semana de temperaturas mais elevadas na cidade já apresentam impacto na produção de água de Porto Ferreira. Em março, a concessionária produziu 466,8 milhões de litros de água para conseguir atender a demanda de abastecimento do município. Em fevereiro, em 28 dias, a produção foi de 411,5 milhões de litros, e em janeiro, mês com 31 dias, a produção foi de 456,9 milhões de litros de água. No comparativo com a média diária, março já superou o volume produzido de água dos meses de janeiro e fevereiro.

Tal situação, aliada ao início do período mais severo de estiagem, esperado para acontecer até o final do inverno, reforça a necessidade de um compromisso coletivo para a prática de um consumo consciente de água. “Pequenas atitudes fazem uma grande diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos”, afirma o gerente.

Confira algumas dicas para um consumo consciente de água:

  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
  • Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
  • Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.
  • Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

 

Parcelamentos e contas em atraso

Publicado em: 26/03/2021

Para clientes que necessitem de parcelamentos ou possuam contas em atraso, as negociações podem ser feitas na Loja de Atendimento da concessionária.

Outra opção para a negociação da dívida é por meio da plataforma Acordo Certo, em que são apresentadas condições facilitadas ao cliente para que ele regularize as faturas. A partir do uso de um sistema de inteligência artificial, todo o processo de negociação é digital, o que evita deslocamentos até a loja da concessionária e torna o atendimento ao cliente ainda mais simplificado. As tratativas ocorrem por meio do site www.acordocerto.com.br/brk.

“Nossa proposta é oferecer diversas opções para os clientes realizarem o pagamento das faturas de maneira simples e rápida. Temos investido cada vez mais no aprimoramento de nossos canais digitais e meios de pagamento, o que garante mais qualidade no nosso atendimento e simplifica a maneira com que os clientes solucionam as questões do dia a dia”, explica Wilson Feliciano, coordenador comercial da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental disponibiliza os canais de atendimento ao cliente como o telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a concessionária conta com atendimento via WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, e a página no Facebook (www.facebook.com.br/brk.ambiental).

Para facilitar o pagamento das faturas de água e esgoto, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Porto Ferreira, disponibiliza diversas opções para que os clientes mantenham as contas em dia, evitando multas e endividamento. Parcelamentos e pagamentos com cartão de crédito são algumas das facilidades.

Clientes podem realizar o pagamento das faturas mensais de água e esgoto por meio de canais como o aplicativo PicPay, internet banking, lotéricas e caixas eletrônicos na rede bancária. No PicPay, os clientes utilizam a carteira digital do smartphone para fazer o pagamento à vista ou parcelado. O aplicativo também permite que a pessoa transfira um valor para a sua conta do PicPay e utilize o saldo no pagamento da fatura.

 

Passo a passo de pagamento via PicPay:

- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativo Google Play ou AppStore;

- Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay;

- Após o login efetuado, selecione a opção “Pagar conta”;

- Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção;

- Confira o valor na tela e toque em “Próximo”;

- Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em “Pagar”.

Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay.

 

Outra opção é o pagamento das faturas por meio do cartão de crédito. Nesta modalidade é necessário registrar um cartão de crédito para que o pagamento das contas de água e esgoto seja debitado automaticamente, de acordo com o valor da fatura do mês. A modalidade garante a proteção dos dados do cliente, sem cobranças adicionais, e o pagamento das contas em dia, sem esquecer a data do vencimento e sem a necessidade de sair de casa.

Para optar por essa forma de pagamento, o cliente deve acessar a agência virtual minhabrk.com.br e cadastrar os dados do cartão de crédito. O pagamento será debitado automaticamente a partir da próxima conta emitida.

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Agência Reguladora participa de encontro nacional Com a presença de presidentes, diretores e superintendentes de Agências Reguladoras de todo o país, além de prefeitos municipais, ocorreu em Blumenau, SC, na sede da AGIR, o 3º ENARMIS (Encontro nacional das Agências Reguladoras municipais e intermunicipais de saneamento), nos dias 30 e 31 de maio p. passado. O programa do evento se baseou na exposição dos serviços prestados pelas Agências Reguladoras, com técnicos que compartilharam os seus sistemas e os seus conhecimentos nessa área. Regulação de sistemas, experiências em regulação do saneamento no país, eficiência energética, a medida provisória nº 686/2018, a evolução da regulação, a regulação dos resíduos sólidos urbanos, a estrutura tarifária foram alguns dos temas das palestras. Embora fosse destinado às agências municipais, o encontro contou com a participação do Superintendente da Agência Nacional das Águas, ANA, do presidente da ERSARA, da Ilha dos Açores, em Portugal, do professor do Instituto Superior Técnico de Portugal, de um analista econômico da ERAS de Buenos Aires, Argentina, dentre outros, ampliando os conhecimentos e a visão dos serviços prestados. A Agência Reguladora de Porto Ferreira, representada por seu Superintendente, Miguel Bragioni, assinou presença, que se torna relevante a Porto Ferreira, tendo em vista as informações abordadas no evento, que visam ao avanço dos serviços realizados por esta autarquia. Foto: 1-) à esquerda, Fernando Alfredo Rabello Franco, presidente da Associação brasileira das Agências de Regulação (ABAR), Miguel Bragioni, superintendente da ARMPF, e Fábio Augusto Alho da Costa, diretor-presidente da Agência Reguladora de Manaus (AGEMAN); 2-) Mesa composta por autoridades e palestrantes durante o evento.

Considerando a necessidade de adequar a forma das faturas de consumo de água e esgoto para que os avisos importantes fossem destacados às vistas do consumidor, e algumas especificações para corte por inadimplência, a Agência Reguladora, através de seu Superintendente, cujas atribuições institucionais estão estabelecidas por lei, criou a Normativa 01/2019 que foi publicada no dia 10 de Maio e entrará em vigor 45 (quarenta e cinco) dias após a publicação. Destacamos que, no modelo da fatura atual será incluído um campo na cor vermelha no qual serão incluídas as informações de atraso no pagamento e da possibilidade da efetivação do corte por inadimplência, a título de destacar a informação para o usuário. A Normativa também definiu que a efetivação do corte por inadimplência deverá conter o comprovante de recebimento assinado pelo usuário, e em caso de recusa do recebimento ou de assinatura, será remetido ao usuário aviso postal, sendo os custos desse procedimento por conta do mesmo (Anexo VII – Regulamento, artigo 63 do Contrato de Concessão 55/11). Informamos que a Normativa também definiu que, caso não sejam cumpridas tais disposições, o ato será considerado nulo e o religue deverá ocorrer imediatamente. A Normativa 01/19 encontra-se na imagem abaixo ou disponível no site www.arpf.com.br. A Agência Reguladora se coloca à disposição dos usuários para maiores esclarecimentos.