Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira

Após entendimento entre Prefeitura, Agência Reguladora e Foz, tarifa de entidades vai cair 54% em média

Publicado em: 08/05/2013
Clique para ampliar
Prefeita Renata Braga vinha pedindo diminuição à concessionária desde início do ano

>Após várias reuniões ocorridas desde o início do ano, finalmente na última quarta-feira, 8 de maio, Prefeitura, Agência Reguladora e Foz – concessionária dos serviços de água e esgoto do município – chegaram a um acordo para redução das tarifas de água e esgoto para as entidades filantrópicas do município. Conforme ficou acertado, será criada uma nova categoria de tarifa específica para as entidades, cujo valor será igual ao que é praticado na categoria “residencial social”. Com isto, os valores vão cair de 34% a 77%, dependendo da faixa de consumo, com uma redução média de 54%, segundo estudo elaborado pela Agência Reguladora.

     A reunião que marcou o fim das negociações aconteceu na tarde desta quarta-feira (08/05), no Gabinete da prefeita Renata Braga. Além dela, participaram o procurador jurídico da Prefeitura, Luís Augusto Braga Ramos; o diretor da Foz, Márcio Tanajura, e o agente administrativo da concessionária, Wilson Feliciano; o superintendente da Agência Reguladora, Wlademir Domingos Russi, e demais funcionários do corpo técnico desta.

     Também ficou acertado que a redução das tarifas será retroativa a 1º de maio. Para que isto seja viabilizado, será feito um aditivo contratual. Entre as entidades beneficiadas estão o Hospital Dona Balbina, o Solar dos Jovens de Ontem, a Apae, a Associação Casa do Abrigo e a Creche Roberto Henrique João.

     Além da redução das tarifas, a Foz também se colocou à disposição da Prefeitura para tentar reduzir ao máximo as perdas de água nas ligações custeadas pelos Poder Público municipal. “Já percebemos que a perda é muito grande e isto onera os cofres públicos. Assim, colocamos todo nosso corpo técnico à disposição da Prefeitura para um programa que evite ao máximo essas perdas”, comentou o diretor Márcio Tanajura.

     A prefeita Renata Braga comemorou o acordo conseguido para as entidades. “Estou desde janeiro batendo nesta tecla, ‘precisamos diminuir as tarifas’. Graças ao empenho de todos, da Foz, da Agência Reguladora, chegamos a um resultado satisfatório para as entidades que tanto colaboram com a sociedade ferreirense e não poderiam ser oneradas como estavam sendo com as tarifas de água e esgoto”, concluiu a prefeita.

Fonte: Comunicação PMPF